sexta-feira, 10 de junho de 2011

Chacarereando


Chacarereando:

   O intercâmbio cultural entre os “Países do Plata” vem se tornando cada vez mais necessário. Prova disto são os inúmeros artistas gaúchos participantes dos festivais de folclore realizados na Argentina, Chile e Uruguai nos últimos anos.
   A proximidade musical principalmente entre Brasil/Rio Grande do Sul e Argentina, vem facilitando bastante esta grande troca de experiências musicais, sendo incorporado principalmente na música gaúcha alguns dos principais ritmos deste país.
   A utilização do ritmo Chacarera vem de encontro a este fato mostrando que o Rio Grande do Sul tem o poder de absorver variados ritmos e transforma-lo na música que se toca hoje em dia.
   Este espetáculo vem para mostrar o ritmo chacarera com suas vertentes até sua absorção na música nativista mostrando assim a Chacarera gaúcha, produzida e tocada hoje no Rio Grande do Sul.
A chacarera
   A chacarera é um ritmo executado no norte Argentino tradicionalmente com guitarrabombo e violino, mas se admitem formações instrumentais muito variadas. Podem ser cantadas ou só instrumentais.
   Sua origem exata segue desconhecida, porém muitos afirmam que seja de Salavina, província de Santiago del Estero.
   Começou a ser dançada no noroeste argentino, e seu nome vem do vocábulo “chacarero”, trabalhador em chácara ou granja. Nos anos sessenta ganhou força nas vozes de “Los Chalchaleros”, Los Tucu Tucu e especialmente com a família Carabajal. A chacarera é tocada e dançada em muitas províncias da Argentina, Catamarca, Salta, Tucumán, Santiago del Estero, Jujuy e norte de Córdoba e cada província, embora respeitem suas  formas tradicionais, possuem suas variantes.
   Neste espetáculo executaremos as 2 formas básicas da Chacarera, a SIMPLES (estrofes de 8 compassos) e a DOBLE (estrofes de 12 compassos), e suas principais variações como a Trunca, que pode ser tanto simples como doble, Chacarera del Monte (tocada com acordeom no norte da Província do Chaco) e ainda o Aire de Chacarera, que mantém o ritmo mas não obedece sua estrutura musical, e que é a mais executada no Rio Grande do Sul.
Post:Carol Cassel

Nenhum comentário: