domingo, 10 de julho de 2011

Sperotto recebe programação da Semana Farroupilha de Guaíba - 1ª Mostra da Reculuta da Canção Crioula


Foto: Nilton Santos
   
   O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sperotto (PTB) recebeu nesta quinta-feira (7) a secretária de Cultura, Turismo e Desporto de Guaíba, Cláudia Mara Borges Rosa, e o coordenador da Reculuta da Canção Crioula, César Cattani. Na oportunidade, Sperotto recebeu a programação da Semana Farroupilha de Guaíba.
   Na programação da Semana Farroupilha guaibense, acontece a 1ª Mostra da Reculuta da Canção Crioula, em comemoração aos 30 anos do festival. Durante o evento passará pelo palco diversos artistas com as músicas vencedoras e participantes das edições anteriores da Reculuta.
   A Reculuta da Canção Crioula, criada em 1982, em Guaíba ficou consagrada como um dos mais importantes festivais campeiros do Estado, reunindo grande público para assistir a disputa de importantes nomes da música do Sul. O festival se tornou conhecido em todo o Rio Grande do Sul pela sua essência nativista.
   Sperotto, aproveitou a oportunidade para comunicar que por sua solicitação a Assembleia Legislativa será instalada por um dia em Guaíba, cidade “Berço da Revolução Farroupilha”. A Sessão Plenária será realizada dia 15 de setembro, às 14h, possivelmente na Câmara de Vereadores. “É uma forma de homenagear os heróis farroupilhas e também o povo guaibense que luta diariamente em busca de melhorias”, afirmou Sperotto.


Berço da Revolução Farroupilha


   A antiga sesmaria de Antônio Ferreira Leitão passou, por herança, para sua filha Isabel Leonor, casada com José Gomes de Vasconcelos Jardim. Esta fazenda foi escolhida pelos líderes farroupilhas como ponto de encontro para as últimas tratativas referentes à tomada de Porto Alegre, por ser um local estratégico militar. Na casa de Gomes Jardim (mais tarde vice-presidente da República Rio-grandense) e sob a sombra do Cipreste Farroupilha, foram acertados os planos para a invasão da capital da província, o que ocorreu às 23 horas da noite do dia 19 para 20 de setembro de 1835. Gomes Jardim liderando 60 homens, partiu da conhecida praia da Alegria para atravessar o Rio Guaíba e unir-se às forças de Onofre Pires que já esperavam na margem esquerda.   
   O título, "Guaíba Berço da Revolução Farroupilha" surgiu na década de 1960, quando um CTG de Porto Alegre, chamado Maragato, e com sede provisória em Guaíba, em um desfile de cavalarianos no 20 de setembro, carregou uma faixa com estes dizeres, homenageando o município. Deste momento em diante a população guaibense nunca mais deixou de citar a homenagem recebida.  


Projeto de lei na Assembleia Legislativa  


   Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei nº 25/2009 - de autoria do deputado José Sperotto que torna oficialmente Guaíba – Berço da Revolução Farroupilha. O PL já tem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.


Fonte: Gabinete do Deputado José Sperotto
Post: Carol Cassel

Nenhum comentário: