domingo, 3 de junho de 2012

Índio Ribeiro "Depois da Partida"



Fiquei aqui, um louco meio perdido
Sem compreender, tanta solidão

Que me chateia, e tira a paz do coração.

Me joga o cabresto que eu te amadrinho
Do sonho que tive apurando o caminho

A dor que me leva é uma cruz tão pesada
Que perturba o silêncio, da alma calada

Acordei os meus versos, todos machucados
Busquei nos recuerdos, vivido ao teu lado

O amor que sufoca é de trança parelha
Não se vai a imagem da lida mais feia

Mas tenho de ti, a verdade sincera
Do amigo aqui que ficou na espera

A falta que faz tua prosa amiga
Ainda te escuto pra tudo que diga

A força que tive foi menos que a sorte
A bondade que tinhas sempre me faz forte

O homem que vive agora na graça



O Índio que eu conheci...
(Rogério Villagran)

Existem pessoas que escrevem a sua historia com muito pouca coisa... Eu conheci um homem que escreveu a sua, apenas com um par de esporas de ginetear em pelo e uma rédea pescoceira!!!! Apenas isso!!! Ele era índio!!!! Os índios são exímios cavaleiros apenas saltando em pelo sobre o lombo do cavalo... E este índio que eu conheci era o melh...or de todos!!! Não sei de qual tribo ele era, mas sei que todas as outras "tribos" o idolatravam e admiravam... Muitos queriam ser índio que nem ele!!! Ser o índio que ele era, ter a mesma coragem, a mesma destreza, saber das manhas que só ele sabia... Ter, da mesma forma, o domínio que ele tinha sobre os seus objetivos, quando lentamente ele caminhava na direção do palanque onde lhe esperava, atado, mais um capitulo da sua estória, que ali continuaria sendo escrita!!! Um cavalo aporreado!!! Poderia ser qualquer um... Poderia ter qualquer pelagem... Desde que fosse muito veiaco!!! Que tivesse um nome que intimidasse... Que fosse desafiador... Que tivesse fama... Que fosse invicto...Que fosse uma topada dura...e alem disso tudo, que fosse muito veiaco!!!! Por que assim ele poderia dar continuidade a sua história... Gineteando!!!! Eu vi este índio ginetear... E agora vejo o quanto, foi importante aquele grito que eu dei, junto a tantos, que também gritaram na beira da cerca... Não froxa Indio!!!! Quando a mão do palanqueiro puxou a soga ali no seu pedido de "solta"... Muitos tombos, Muitísimos triunfos...isso tudo faz parte de uma história!!!! História de quem gineteava muito... Um homem muito de a cavalo...um ser humano perfeito!!!! Com todos os defeitos e todas as qualidades que todos nós, temos o direito ou obrigação de ter... Creio que isso sim, faz uma pessoa ser perfeita!!!! Eu lhe admirava muito, lhe tinha um carinho enorme... Era um índio amigaço!!! Um índio gaúcho!!! De poucas palavras, mas palavras verdadeiras... E, porém muito irreverente quando podia ser!!! Alguém que sei que tinha o mesmo respeito por mim... Sempre dizendo: Rogério, quando vier a Lages aparece la por casa pra tomar um mate!!! Sempre vou dar muito valor a sua imagem e a sua história, ainda mais porque sei, que ela foi escrita apenas com um par de esporas de ginetear em pelo e uma rédea pescoceira...isso é para poucos meus amigos!!!IVAN RIBEIRO!!!! Este é o nome de quem falo...Todos lhe chamavam de ÍNDIO!!!! E hoje estou muito triste porque, á tardinha, quando eu estava julgando umas gineteadas aqui na minha terra, recebi a triste noticia de que o meu amigo INDIO havia morrido... Ficou aquela sensação de que estava faltando alguém por montar...aquela vontade de pedir para o narrador chamar mais uma vez...dizer: Índio!!! Ivan Ribeiro!!! Teu cavalo ta no palanque!!!! É muito triste saber que a vida, ou mesmo talvez o que chamamos de destino, mesmo tendo os seus motivos, não foram nem um pouco generosos achando-se no direito de escrever este capitulo tão doloroso, numa história que era tão linda... Não era pra ser assim!!!
Amanha vou pedir, que, por ti, um aporreado seja solto Índio... E vou dar a tua "nota" com o meu coração!!! Vou pedir pra Deus que te "saque" na garupa... E que Nossa Senhora Aparecida te entregue o maior de todos os prêmios!!!! O reconhecimento de todos que te queriam bem, que torciam por ti, que seriam capazes de fazer o mesmo que tu fizeste, onde querendo ser aquele que faz um costado, que amadrinha, que livra do tombo, que salva, perdeste a tua própria vida...Isso é ser um grande homem!! Valoroso!!! Destemido!!! O ginete Lageano!!!! Um dos homens mais cavaleiros que conheci!!! Uma grande perda!!! Te deixo aqui um grande abraço meu amigo!!!! Um grande abraço Índio!!!

Um grande abraço Ivan Ribeiro!!!

Que Deus o tenha junto dele!!!!

Nenhum comentário: