sexta-feira, 23 de março de 2012

Cleo Pires viverá Ana Terra em adaptação de O Tempo e o Vento

Atriz de 29 anos viverá no filme de Jayme Monjardim a mesma personagem que sua mãe, Glória Pires, encarnou em serie de TV

                                                         Foto: Luis Alvarenga / Agência Glogo

Cleo Pires será Ana Terra em filme de Jayme MonjardimFoto: Luis Alvarenga / Agência Globo
Está definido: Cléo Pires será Ana Terra emO Tempo e o Vento do diretor Jayme Monjardim. A personagem feminina mais marcante da trilogia de Erico Verissimo já fora interpretada pela mãe da atriz, Glória Pires, na minissérie homônima que a TV Globo levou ao ar em 1985.

Cléo, 29 anos, se junta a Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo), Fernanda Montenegro (Bibiana em sua fase mais madura), Marjorie Estiano (Bibiana jovem), além de Rafael Cardoso, Vanessa Lóes, Miguel Ramos e Nelson Diniz, entre outros, no elenco do longa-metragem que começa a ser rodado no mês que vem no Rio Grande do Sul. Será dirigida pelo realizador que a escalou para seu primeiro papel de destaque na televisão – em América, novela exibida em 2005.

Cléo surgiu, mesmo, um pouco antes, na adaptação do roamnce Benjamin de Chico Buarque dirigida por Monique Gardenberg e lançada em 2004. Interpretando as duas mulheres que fizeram a cabeça de um antigo modelo fotográfico vivido por Paulo José, ela causou furor e logo se tornou uma das atrizes mais desejadas do país. O Tempo e o Vento será o quinto longa de sua carreira – os outros foram Meu Nome Não É Johnny (2008), Lula, o Filho do Brasil (2010), que é estrelado por Glória Pires, e a comédia romântica Qualquer Gato Vira-Lata (2011).

— Nunca tive dúvidas de que Cléo seria uma estrela — diz Monjardim, lembrando da opção pela atriz para viver a Lurdinha, adolescente que se envolvia com um homem mais velho (Edson Celulari) em América.

O diretor desembarca em Porto Alegre no dia 8 de março – menos de uma semana depois do término da novela A Vida da Gente, cujas gravações ele comanda no Rio de
Janeiro. Deve fixar-se no Sul até o encerramento das filmagens, que serão realizadas em cinco locações do interior gaúcho – o que inclui uma Santa Fé cenográfica, que está quase pronta na região de Bagé.

Sua adaptação de O Tempo e o Vento, que tem roteiro assinado por Leticia Wierzchowski e Tabajara Ruas, dará conta apenas dos acontecimentos registrados em O Continente, o primeiro dos livros da trilogia de Erico Verissimo. Embora a linha de frente do elenco esteja definida com a escolha de Cléo Pires, anunciada ontem, a seleção de figurantes deve prosseguir até perto do primeiro grito de "ação".

MÃE E FILHA
Cléo Pires já interpretou a mesma personagem que a sua mãe antes. Foi em Memorial de Maria Moura, que Jorge Furtado e Carlos Gerbase adaptaram da obra de Rachel de Queiroz. A minissérie foi levada ao ar pela TV Globo em 1994, quando Cléo tinha 11 anos de idade. Ela apareceu em apenas um capítulo, vivendo a personagem-título
quando criança – a Maria Moura adulta, protagonista da história, era vivida por Glória Pires.

Nenhum comentário: